Acima de tudo, a Associação Prudentina de Cannabis Medicinal Canabidiário tem como compromisso promover e divulgar informações verídicas e fundamentadas sobre as diversas áreas que envolvem a cannabis.
Nosso objetivo é trazer conhecimento sobre os benefícios terapêuticos da planta, as condições que ela pode ajudar a tratar e seus diferentes métodos de uso, sempre respeitando a legislação brasileira vigente e as determinações mais recentes da ANVISA.
O Canabidiário nasceu da experiência pessoal de um dos autores da página, que sofre de uma doença crônica e começou a usar a cannabis para aliviar os sintomas da sua condição. Interessado pelo tema, decidiu aprofundar-se nos estudos, ainda mais diante da área profissional, a odontologia, que atende aos requisitos básicos para prescrição da cannabis.
Logo, o filho mais velho, também curioso sobre o assunto, defendeu sua monografia com o tema “Judicialização da Saúde e Cannabis Medicinal”.
Com tanta informação em mãos, vimos que a cannabis é um “mar aberto a ser explorado”. Além do potencial medicinal, acreditamos que a planta em breve será tratada como “commodity” novamente.
Isso mesmo, novamente! As fibras de Cannabis, ou cânhamo, eram muito utilizadas no contexto naval/têxtil em meados de 1500 d.C. inclusive desempenhando papel importante na viagem que trouxe as caravelas portuguesas para as terras brasileiras. Mas… Isso é outra história.
Nós do Canabidiário acreditamos que a Cannabis tem potencial para mudar o mundo e por isso decidimos nos dedicar a promover e facilitar o acesso a medicina canabinoide.
Promover a educação e a disseminação de conhecimentos quanto ao uso medicinal da Cannabis Sativa L. e a consequente conscientização acerca dos benefícios e possibilidades terapêuticas decorrentes da sua utilização, na forma de extratos, sintéticos, óleos e/ou in natura, além de outras formas que venham e ser incorporadas, de modo a garantir o surgimento de uma cultura favorável a esta modalidade terapêutica no Brasil;
Contribuir para a expansão e consolidação do conhecimento científico acerca do uso medicinal da Cannabis Sativa L., estudando novas possibilidades terapêuticas, investigando formas seguras de utilização, aprimorando e potencializando sua eficácia na redução ou extinção de sintomas, bem como na cura de patologias, como também aprofundando os estudos e pesquisas acerca da farmacocinética, farmacodinâmica, efeitos colaterais, reações adversas, interações com outras substâncias, visando potencializar os benefícios e minimizar os prejuízos que possam advir de sua utilização;
Atuar, por conta própria ou em parceria, junto aos poderes públicos, nas três esferas, visando o aperfeiçoamento das políticas públicas e da legislação concernentes ao uso medicinal da Cannabis Sativa L., de modo a garantir a democratização do acesso da população às diversas formas de utilização desse vegetal, bem como a extinção dos entraves legais que impedem ou dificultam esse acesso;
Cooperar para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes de Cannabis Sativa L. medicinal, buscando atender às suas demandas assistenciais, jurídicas, políticas, técnico-científicas, administrativas, econômicas e de qualquer outra ordem, promovendo, facilitando e/ou criando alternativas de acesso aos fitoterápicos e fármacos oriundos das plantas desse gênero, desde que previstas na legislação vigente.
Promover o acesso à cannabis medicinal, preservando a atuação ética, transparente e comprometida com o bem-estar dos pacientes.
Colocamos o bem estar do paciente no centro de tudo o que fazemos, agindo com empatia e compreensão para atender às suas necessidades particulares.
Agimos com honestidade, transparência e responsabilidade em todas as nossas atividades.
Baseamos nossas ações em pesquisas científicas rigorosas e evidências comprovadas, de acordo com os padrões estabelecidos pela ANVISA e pela legislação atual.
Trabalhamos em conjunto com pacientes, profissionais da saúde, pesquisadores, autoridades e a comunidade em geral para alcançar nossos objetivos.
Buscamos constantemente novas e melhores maneiras de promover o acesso à cannabis medicinal e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Todos os direitos reservados. Criação: Une Comunicação