Mucosite é o termo utilizado para descrever as reações inflamatórias na mucosa bucal de pacientes submetidos a tratamentos de radio e quimioterapia, é considerada a mais severa complicação não hematológica da terapia do câncer.
A Mucosite acomete de 40% a 80% dos pacientes tratados com quimioterapia e praticamente na totalidade dos tratados com radioterapia na região de cabeça e pescoço.
O termo mucosite foi utilizado pela primeira vez em 1980, e se caracteriza por Eritema (inflamação na mucosa), seguida de ulcerações dolorosas na mucosa bucal que interferem na nutrição e na qualidade de vida dos pacientes e dependendo de sua gravidade pode limitar ou até mesmo interromper a terapia oncológica. A mucosite possui evolução complexa por ser influenciada por outras complicações como xerostomia, odinofagia, disgeusia e infecções oportunistas como candidíase.
O tratamento da mucosite bucal, devido a possibilidade de limitar o tratamento, ou interferir no prognóstico de cura , é indispensável para o sucesso da terapia oncológica.
O uso do cannabis medicinal, pode não só prevenir o aparecimento da mucosite, como também aliviar os sintomas da mesma quando já instalada, pois as suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas têm se mostrado altamente eficaz no tratamento desta grave patologia.