Doença periodontal é o termo que se utiliza para caracterizar o conjunto de doenças, bacterianas e crônicas, que acometem o tecido de sustentação e proteção dos dentes, tecido gengival, osso periodontal e ligamento periodontal. As mais recorrentes são a gengivite, forma mais leve da doença, e a periodontite, forma mais severa.
A gengivite, estado inicial da doença periodontal, que acomete somente o tecido gengival, quando não tratada evolui para a periodontite que irá envolver também o osso e o ligamento periodontal, que quando não tratada pode levar a destruição dos tecidos de suporte dental e consequentemente a sua perda.
A doença periodontal geralmente está associada a uma higiene bucal inadequada, o que torna o meio bucal um local propício para a proliferação de bactérias. Porém existem também condições sistêmicas e hábitos de vida que podem influenciar no surgimento de doenças periodontais a saber:
- Alterações hormonais ( gravidez, puberdade e menopausa)
- Distúrbios psíquicos e emocionais ( estresse, ansiedade e etc)
- Doenças genéticas e sanguíneas
- Uso de alguns medicamentos
- Imunidade baixa
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
- Tabagismo
- Predisposição genética
O uso do cannabis medicinal, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e analgésicas, exerce papel crucial no auxílio do tratamento das doenças periodontais.