Introdução
O tratamento com cannabis pode ser realizado em diversas áreas da odontologia. Através de seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, a cannabis pode ser uma aliada no tratamento da Disfunção Temporomandibular (DTM) e no tratamento das periodontopatias (doenças gengivais) por exemplo.
Além dos efeitos analgésicos, a cannabis possui grande atuação antisséptica. Auxiliando também no combate às cáries, pois é capaz de inibir a proliferação do streptococcus mutans (principal bactéria causadora da cárie).
Cannabis na odontologia
O uso da cannabis na odontologia no tratamento da Disfunção Temporomandibular é eficaz pois os fitocanabinóides agem diretamente na dor e por consequência regulam a ansiedade do paciente. Hoje abordaremos um pouco mais a utilização dos remédios a base de cannabis, especificamente para essa patologia.
Segundo a Academia Americana de Desordens Temporomandibulares: “Desordens ou Disfunção Temporomandibulares” é um termo que abrange vários problemas clínicos envolvendo a musculatura responsável pela mastigação, a Articulação Temporomandibular (ATM) e estruturas associadas ou ambas. Já para a Sociedade Internacional de Cefaleia, a DTM é um subgrupo distinto de desordens musculoesqueléticas e reumatológicas da região orofacial.
A DTM é a principal causa de dor não dentária da região orofacial. Os sinais e sintomas da disfunção temporomandibular são bastante comuns, estando presente em mais de 50% da população, atingindo principalmente o sexo feminino. Sendo que 5% desses indivíduos necessitam de algum tipo de intervenção.
Sintomas da Disfunção Temporomandibular
Os principais sintomas da DTM são: Sons na Articulação Temporomandibular (articulação responsável pela abertura e fechamento da boca), cansaço e enrijecimento da mandíbula, cefaleia, otalgias, dentre outros.
A identificação de uma causa específica para a DTM ainda não foi estabelecida, por essa razão sua etiologia é classificada como complexa e multifatorial. Podemos citar algumas das principais causas da DTM, como o apertamento dos dentes, relacionados a fatores emocionais como o estresse e a ansiedade por exemplo. Ainda, hábitos parafuncionais, alterações posturais, traumas na mandíbula, abertura bucal excessiva, ausências dentárias, má oclusão, doenças sistêmicas, entre outros.
O tratamento da Disfunção Temporomandibular é complexo e multifatorial, os estudos mais recentes comprovam que o uso do cannabis é eficaz no tratamento desta patologia. A cannabis atua na modulação da inflamação, no relaxamento muscular e no controle dos fatores emocionais e cognitivos causadores de DTM, aliviando o estresse e a ansiedade.
O uso da cannabis no tratamento da DTM é eficaz pois diminui os sintomas mais debilitantes desta patologia, que são, a inflamação e principalmente a dor. Por ser a cannabis um tratamento fitoterápico, existem poucas reações adversas, bem como efeitos colaterais durante o tratamento.